Na Biofach, Conexsus constrói conexões para fortalecer o mercado da bioeconomia brasileira

Voltar para Notícias

Entre os membros da comitiva da organização estavam três cooperativas da Amazônia, que puderam ter uma imersão no mercado internacional

A Conexsus esteve presente, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, na 34ª edição da maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach. A participação no evento, que aconteceu em Nuremberg, na Alemanha, faz parte de um compromisso da organização em trabalhar para ampliar e diversificar a comercialização responsável de produtos da sociobiodiversidade brasileira.

Entre os membros da comitiva estavam, além do novo diretor executivo interino da Conexsus, Marco van der Ree, representantes dos times de Acesso a Mercados e Assessoria a Negócios Comunitários e três cooperativas da Amazônia (COOPERCAU, COOPATRANS e COOPER-RECA) parceiras da organização.

A agenda de participação no evento incluiu conversas importantes com o mercado (empresas importadoras e exportadoras e produtores de orgânicos), parceiros e governos. Entre elas, com Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Rômulo Neves, chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim e Ana Maria Gallardo Conejo, vice-ministra da Promoção de Exportações e Investimentos do Equador.

Ainda durante o evento, também foram feitas conexões com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e suas equivalentes no Perú (PromPerú) e Colômbia (ProColombia).

Marco van der Ree (ao centro), diretor executivo interino da Conexsus, e Lara Ciari (segunda, da esquerda para a direita), do time de Acesso a Mercados da Conexsus, se reúnem com Fernanda Machiaveli (terceira, da esquerda para a direita), secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e equipe.

“A participação na Biofach foi uma oportunidade valiosa para estabelecermos novas conexões, seja com o governo brasileiro, onde pudemos apresentar o trabalho desenvolvido pela Conexsus nos últimos anos, seja com representantes de governos de outros países pan-amazônicos, stakeholders da bioeconomia e produtores e compradores de orgânicos do mundo inteiro”, destaca van der Ree.

Para ele, ficou claro que existe um forte interesse nos produtos de produção sustentável na Pan-Amazônia. “Saímos dos quatro dias de evento todos inspirados”, declara.

Conexsus em conversa com Ana Maria Gallardo Conejo (quarta, da esquerda para a direita), vice-ministra da Promoção de Exportações e Investimentos do Equador, e equipe.

Para as organizações, a participação na feira representou uma verdadeira imersão no mercado internacional de produtos orgânicos e sustentáveis, onde puderam conferir de perto as tendências do mercado e a produção da concorrência, assim como fazer conexões com possíveis compradores.

“Estar na feira foi uma experiência única, onde pudemos vivenciar o mundo real do comércio exterior. Existem inúmeras oportunidades para os produtos da sociobiodiversidade brasileira, e vimos isso com diversos potenciais compradores com quem conversamos”, afirma Hélia Félix, agricultora e responsável técnica da COOPATRANS.

“Retornamos com o foco de trabalharmos para adequar os nossos produtos às exigências do mercado internacional para, no futuro próximo, expandirmos a nossa comercialização”, finaliza Hélia.

A visita das organizações foi organizada em parceria com a Profound, consultoria holandesa que apoia empreendedores de países emergentes a ingressarem no mercado de produtos e ingredientes naturais, oferecendo serviços de análise de mercado, conformidade e desenvolvimento e implementação da estratégia comercial.

Além das organizações de base comunitária, também participou da comitiva a Directto, startup que deseja conectar a biodiversidade do Brasil ao mercado internacional por meio de uma jornada de comercialização de alimentos mais transparente e ágil.